domingo, 6 de abril de 2014

Aula 26 - Determinação do Nível de Segurança


Várias metodologias podem ser usadas para a atribuição do riscos e do nível de Segurança (SIL). A determinação deve envolver pessoas com perícia e experiência elevadas. 
As metodologias para a determinação de um SIL incluem cálculos simplificados, análise de árvore de falha e análise de camada de proteção, podendo ser quantitativas (avaliação numérica), qualitativas (avaliação descritiva) ou, ainda, uma combinação das duas formas.
O anexo D do padrão da IEC 61508-5 ilustra uma técnica qualitativa usando um gráfico para determinar diretamente o nível exigido de segurança. A Figura  mostra esse gráfico.
No Quadro temos as descrições de cada fator para utilizar no gráfico. Verificamos que, ao se tratar de soluções com responsabilidade sobre a vida ou a saúde de pessoas, ou em relação a grande valor econômico para uma empresa, não basta apenas utilizar tecnologia de ponta. 
Faz-se necessária, também, a criação de um sistema de gestão desses processos. Os Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS), que são equipamentos utilizados para implementar Funções de Segurança (SIF´s) que, por sua vez, são as funções que evitarão as situações de perigo em um processo de alto risco. Cada função de segurança (SIF) tem um nível de segurança (SIL) correspondente que a classifica. Esse nível de segurança (SIL) é um qualificador da função de segurança SIF, que leva em consideração os seguintes fatores: a consequência do acidente, que é a quantidade de pessoas lesadas ou o valor econômico perdido; a frequência ou o tempo de exposição ao perigo; a possibilidade de evitar a situação de perigo; a probabilidade de este evento ocorrer.
O SIL definido especificará o SIS a ser utilizado, o tipo de manutenção e a verificação periódica que esse sistema deverá sofrer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário