Sistema Instrumentado de Segurança é um equipamento (hardware) e/ou sistema (software) encarregado de executar uma ou mais funções de segurança (Safety Instrumented Functions – SIF’s).
As funções instrumentadas de segurança servem para reduzir a probabilidade de acidentes e para aumentar o nível de segurança (Safety Integrity Level – SIL) de um equipamento ou processo. A análise de segurança intrínseca de uma malha de controle passa pela verificação da confiabilidade desse conjunto (hardware/software) e eleva, se necessário o nível de segurança (SIL).
Um Sistema Instrumentado de Segurança (SIS) é formado por qualquer combinação de sensores, processadores lógicos e elementos finais. Nesse sentido, eles são projetados para: Garantir a segurança do processo industrial quando há violação de condições específicas. Permitir a continuação do processo de maneira segura quando condições específicas permitem (funções permissivas) e tomar ações para mitigar as conseqüências de um evento perigoso.
A figura mostra um exemplo de Sistema Instrumentado de Segurança. Nessa figura os equipamentos na cor cinza são equipamentos normais de controle (sensores de pressão – PT, sensores de temperatura – TT, válvula de controle e um CLP). Os equipamentos na cor amarela (sensores, válvulas de segurança e CLP) representam os equipamentos de segurança que formam o Sistema Instrumentado de Segurança. O reator representa o processo sob controle (Equipment Under Control – EUC). Note a separação entre o sistema de controle convencional e o sistema de segurança. Trata-se de uma prática recomendada, embora não seja obrigatória.
Um Sistema Instrumentado de Segurança dispara suas ações quando o limite programado para sua atuação é atingido. O objetivo do Sistema Instrumentado de Segurança será colocar a instalação (equipamento ou processo) em estado seguro, retornando às condições normais ou, até mesmo, desligando.
O Sistema Instrumentado de Segurança poderá executar uma ou várias funções de proteção contra os vários riscos que um processo pode ter. A nomenclatura do Sistema Instrumentado de Segurança pode ser encontrada de diferentes formas com: sistema de paragem segura, sistema de paragem de emergência, sistema de proteção instrumentada ou sistema de segurança crítico.
Em grande parte dos casos, uma função instrumentada de segurança (SIF) implementada por um Sistema Instrumentado de Segurança possui os elementos que podem ser vistos na figura 2.
Sensor: para monitorar o processo e identificar uma condição anormal (na figura 1, um sensor de pressão).
Controlador: que compara a medição do sensor com o valor de segurança parametrizado e executa a ação de segurança.
Atuador ou elemento de controle final: dispositivo que fará a interferência no processo quando o controlador comandar, por exemplo, válvula, bomba hidráulica etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário