quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aula 23 - Função Instrumentada de Segurança


Função Instrumentada de Segurança (SIF - SAFETY INSTRUMENTED FUNCTION) é uma função com um nível específico de segurança que é implementada por um sistema instrumentado de segurança, a fiƒm de alcançar ou manter uma condição segura. Os três elementos do sistema instrumentado de segurança atuam em conjunto para detectar um perigo e para trazer o processo a uma condição de segurança. É comum afirmar que existem dois tipos de função instrumentada de segurança, uma para proteção e uma para controle. A função instrumentada de segurança para proteção é utilizada somente quando necessário (uso intermitente), ou seja, quando a variável de processo monitorada atingiu o valor limite, e a função instrumentada de segurança para de controle é utilizada continuamente para manter a variável dentro dos limites de segurança especificados.
Além dessas funções, a função instrumentada de segurança para também pode definir um nível de redução do risco ou o nível de segurança (SIL) para um perigo específico. Essa função é implementada por meio de uma ação automatizada e instrumentada. 
No Quadro 1 temos as principais propriedades de uma SIF.
Vamos ver agora alguns exemplos de SIF’s: Alta pressão num vaso de pressão abre uma válvula de alívio. O perigo é a sobrepressão no vaso. O sensor detecta a pressão alta e o controlador manda abrir a válvula de alívio para trazer o sistema a uma condição segura.
Alta temperatura de uma fornalha poderá causar seu rompimento. A SIF terá a função de cortar a alimentação de combustível para trazer o sistema a uma temperatura segura.
A Figura 3 mostra um modelo que relaciona o SIS, a SIF e o nível de segurança (SIL). Veja que temos um SIS implementando três SIFs, e cada SIF tem um nível de segurança 2. Cada SIS tem uma ou mais funções de segurança (SIFs) e cada um proporciona uma medida de redução de risco indicado pelo seu nível de integridade de segurança (SIL). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário