quinta-feira, 20 de março de 2014

Aula 20 - Criando Telas no Software Supervisório Elipse

Uma Tela pode ser definida como uma janela para monitoramento de um processo, onde serão inseridos os objetos que farão a interface do operador com o sistema. Cada aplicação pode ter um número ilimitado de telas.
Criando Telas
As telas são o ponto-de-partida para a construção da interface de sua aplicação. Um bom desenho de tela garante uma compreensão melhor do processo supervisionado e utilização mais fácil dos recursos acrescentados à aplicação.
Você pode criar uma nova tela pressionando o botão na barra de ferramentas ou usando o comando Novo no menu Tela. No Organizer, quando a opção Telas é selecionada, é mostrada uma janela contendo uma lista de todas as telas da sua aplicação. Você pode criar, apagar e navegar pelas telas da aplicação utilizando os botões à direita ( Criar, Deletar, Ir para).
Junto com estes botões existem os botões Mostrar e Esconder que permitem mostrar uma tela específica ou escondê-la durante o desenvolvimento. Para fazer isso em tempo de execução, pode-se modificar a propriedade Visible da tela. Por exemplo, é possível criar uma tela de aviso para indicar uma condição de alarme que só será mostrada quando essa condição for atingida (colocando o valor TRUE na propriedade Visible). No momento que a condição for desfeita, pode-se esconder novamente a tela.
Objetos de Tela
As telas de aplicação podem conter bitmaps de fundo e objetos. Os objetos que são inseridos sobre o bitmap constituem um plano secundário na tela, de modo que podem ser deletados, copiados, movidos, redimensionados e agrupados, sem prejudicar o desenho de fundo.
Os Objetos de Tela são elementos gráficos que estão relacionados com os tags de modo a realizar uma interface amigável com as variáveis. Os objetos previamente disponíveis estão ao lado.
Página de Tags
Através da página de tags podemos associar o objeto a uma ou mais variáveis, que podem ser tags ou atributos de um objeto qualquer. Na janela Objetos temos acesso aos objetos na árvore do Organizer, cujas propriedades aparecem na janela Propriedades. Os objetos ue estão selecionados podem ser associados através de um clique no botão Adicionar. A operação mais comum, que é a associação de um tag, é feita selecionando-se o tag em questão e o adicionando à lista. Pode ser utilizado um procedimento semelhante para associar, ao invés do tag propriamente dito, seu nível de alarme ou seu tempo de scan ou qualquer outra propriedade que desejar.
Executando
Nos exercícios a seguir, para testar o comportamento dos objetos e da aplicação em si, você deverá executar a aplicação. Isso pode ser feito de duas maneiras:
1. Pressionar a tecla [F8] ou o ícone , que realiza monitoração de todas as telas que estiverem abertas.
2. Pressionar a tecla [F10] ou o ícone , que realiza a execução total do aplicativo.
Para retornar ao modo de configuração (desenvolvimento da aplicação), basta pressionar a tecla [Esc], definida como padrão para parar a aplicação.
Utilizando Imagens (Bitmaps)
O Elipse SCADA permite a utilização de imagens nas telas das aplicações e em alguns objetos, como botões e animações. Estas imagens poderão estar no formato BMP (bitmap do Windows), JPEG ou GIF. Diversos programas no mercado permitem a edição de imagens nesses formatos, dentre os quais podemos citar o Adobe Photoshop, o Corel Draw! e o Autodesk AutoCAD.
No pacote do Elipse SCADA está incluída uma série de imagens e outros arquivos que podem ser utilizados sem restrição, para no desenvolvimento de suas aplicações. Elas se encontram no diretório Lib, dentro do diretório de instalação do Elipse.
Fazendo Animações
Outro recurso interessante é a possibilidade de criar animações a partir de um conjunto de imagens. O Elipse SCADA permite a seqüenciação de várias imagens para termos a sensação de movimento. Isso é muito útil para ilustrar diversos processos em uma aplicação, como por exemplo, a atividade de uma turbina ou peças andando em uma esteira.
Basicamente, para se fazer uma animação, devemos atribuir uma série de imagens para determinados intervalos de valores que um tag pode assumir. Estes intervalos são chamados de Zonas. Normalmente, utilizamos um tag demo para gerar os valores necessários a troca das imagens na animação automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário