quarta-feira, 19 de março de 2014

Aula 19 - Tags Blocos no Elipse

Tag Bloco PLC 
Os tags Bloco PLC (ou simplesmente bloco) têm a mesma finalidade dos tags PLC, ou seja, trocar informações com os equipamentos de aquisição de dados através dos drivers de comunicação fornecidos pela Elipse Software. 
Sua vantagem porém, é permitir que vários tags tenham seus valores lidos ou escritos simultaneamente, otimizando o meio físico e diminuindo o tempo médio de varredura das variáveis. Em linhas gerais, cada bloco é associado a um driver de comunicação e possui um tempo de varredura que é o mesmo para todas as suas variáveis. Na criação do tag bloco, o Elipse SCADA pergunta a quantidade de elementos que o bloco será composto. Uma vez feito isso, aparece na árvore do Organizer o tag Bloco e dentro dele, os elementos do bloco.
Tag Bit
O Tag Bit somente pode ser criado a partir de outro tag e permite acessar individualmente cada bit do mesmo. 
Os tags que permitem o desdobramento em bits são: PLC, Demo, Expressão, Elemento de Bloco, RAM ou Remoto. Este recurso é bastante útil quando um valor lido de um equipamento como um byte ou uma palavra, representa na verdade, 8 ou 16 (ou mais) estados digitais independentes (ligado ou desligado).
O valor do bit é obtido através do mascaramento do bit de sua posição com o tag ao qual ele pertence. Já a escrita, é feita de duas formas: mascaramento e escrita da palavra inteira ou escrita do bit individual, se o equipamento suportar tal comando. (Este comando é implementado de modo transparente ao usuário no driver de comunicação.) Você pode criar um tag Bit a partir da página Geral. A Figura abaixo mostra um exemplo aplicado a uma tag tipo PLC.
Clicando no botão Acessar Bits você poderá selecionar os bits que deseja mapear. A seleção dos bits é feita usando-se o mouse e as teclas [shift] ou [Ctrl] da mesma forma em que se selecionam itens no sistema operacional Windows, por exemplo. O tag Bit pode ser tanto um único bit quanto um conjunto de bits, desde que sejam contínuos. Isto quer dizer que você pode mapear para um único tag Bit, por exemplo, os bits 0, 1 e 2, mas não os bits 10, 11 e 24. A opção existente nesta janela permite especificar se devem ser criados um tag para cada bit selecionado ou se os bits contínuos que estejam selecionados devem ser agrupados em um único tag.
Os tags Bit criados aparecem abaixo do respectivo tag na árvore da aplicação no Organizer. Ao selecionar um tag Bit específico, suas propriedades são mostradas ao lado direito da árvore. A página de propriedades gerais do tag Bit aparece quando selecionada a tab Geral no topo das páginas do tag Bit.
Tag RAM
Tags RAM são usados internamente para armazenar valores em memória. Este tipo de tag é volátil e por isso, mantém seus valores somente enquanto a aplicação está executando. O tag RAM tem apenas o seu nome, descrição e valor inicial como propriedades que devem ser configuradas. Também é possível acessar os bits de um tag RAM, através do botão Acessar Bits.
Tag Matriz
O Tag Matriz permite criar matrizes ou vetores de dados que podem ser usados em cálculos, armazenamentos e outras funções. É possível mapear cada célula de uma matriz como se fosse um tag e então associar cada uma a um tag ou propriedade. Neste caso, uma vez que o valor da célula muda, o tag ou propriedade associado assume o novo valor e vice-versa. Importante: as operações sobre matrizes sempre tem linha e coluna começando com o índice 1.
Tag Demo
O Tag Demo é usado para a simulação de valores a partir de curvas pré-definidas ou aleatoriamente. A geração é feita conforme o tipo de curva selecionada nos seis botões da página Geral das propriedades do tag (ver figura a seguir). Tags Demo podem ajudá-lo a testar sua aplicação ou podem ser usados, por exemplo, em um objeto de tela Animação para mostrar os quadros da animação de acordo com a variação do tag.
Tag Crono
O Tag Crono (cronômetro) permite realizar operações básicas para contagem de tempo (crescente e decrescente) e temporizações, permitindo executar tarefas quando um certo valor é atingido.
Tag DDE
O Tag DDE é usado para troca de dados entre o Elipse SCADA e outras aplicações (Microsoft Excel ou Microsoft Access, por exemplo) usando DDE (Dynamic Data Exchange). Em uma rede Windows, o Elipse SCADA pode usar NetDDE (DDE em rede), o que permite trocar dados com outro Elipse SCADA, dentre outras formas, através de tags DDE.
Tag Expressão
O Tag Expressão permite que você atribua uma expressão numérica ou alfanumérica a um Tag. Você pode criar equações envolvendo variáveis quaisquer, sejam elas numéricas, alfanuméricas, tags ou atributos. Ao digitar a expressão, que será a operação que o tag realizará, automaticamente no campo aparecerão os erros encontrados na edição até aquele momento. As mesmas funções, operadores e constantes usadas nos scripts (módulos de programação) podem ser usadas nos tags Expressão (ver capítulo sobre Scripts). Para utilizá-los, ao editar a expressão basta chamar o AppBrowser, onde aparecerá uma janela que possibilita copiar todas as funções ou atributos disponíveis na aplicação para a linha de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário